[2009_06_01] Posições para Navegação (Navigation Positions)
Pessoal,
Hoje 01/JUN/2009, após a triste notícia do desaparecimento do vôo Air France AF447, foi à mídia a informação que o mesmo desapareceu próximo a Posição TASIL.
Essas posições são determinadas por coordenadas que a aeronave deve bloquear em uma sequência, seguindo uma aerovia.
Nas comunicações transoceânicas, principalmente em HF, pois não existem radares sobre o oceano, em cada uma dessas posições a aeronave deve reportar ao controle o bloqueio dela (o momento que passa por aquela coordenada), o horário estimado para bloquear a próxima e confirmar informações como a velocidade e altura da aeronave naquele momento.
Segue um mapa que encontrei no site do Gerd Puppel www.planningchart.de que exemplifica bem como são as posições para travessia do Oceano Atlântico:
Clique no mapa para vê-lo em um tamanho maior:
73's!!
Imagem: Gerd Puppel - http://www.planningchart.de/
Hoje 01/JUN/2009, após a triste notícia do desaparecimento do vôo Air France AF447, foi à mídia a informação que o mesmo desapareceu próximo a Posição TASIL.
Essas posições são determinadas por coordenadas que a aeronave deve bloquear em uma sequência, seguindo uma aerovia.
Nas comunicações transoceânicas, principalmente em HF, pois não existem radares sobre o oceano, em cada uma dessas posições a aeronave deve reportar ao controle o bloqueio dela (o momento que passa por aquela coordenada), o horário estimado para bloquear a próxima e confirmar informações como a velocidade e altura da aeronave naquele momento.
Segue um mapa que encontrei no site do Gerd Puppel www.planningchart.de que exemplifica bem como são as posições para travessia do Oceano Atlântico:
Clique no mapa para vê-lo em um tamanho maior:
73's!!
Imagem: Gerd Puppel - http://www.planningchart.de/
Belo trabalho! Valeu pela dica!
ResponderExcluirBons gráficos!
ResponderExcluirGood site aqui sobre aeronáutica rádio HF:
http://www.ab9il.net/aviation/hf1.html