Raspberry/ADSB em funcionamento


Raspberry Pi2 em atividade, enquanto roda o dump1090 e o Virtual Radar Server - VRS (Mono) enquanto está acoplado a uma antena plano terra feita com um cabo coaxial de 50ohms.

Nessa imagem da tela do celular criada pelo VRS, aparece o voo da Eastern Airlines EAL 6270, cumprido pelo Boeing 737-7L9 N278EA, o qual trouxe a seleção brasileira de futebol de volta ao Brasil no dia 14/JUN/2016.

O Raspberry Pi2 está funcionando 24/7 há aproximadamente 3 meses, sem travamentos ou erros. Após atualizar o Raspbian para a versão "Jessie", ele apresentou muito mais estabilidade e rapidez, do que a versão anterior, a "Wheezy", vale ressaltar também que troquei o Micro SD para um classe 10.
O Virtual Radar Server, em sua versão 2.3.1, usado por meio do Mono, para rodar no Raspbian (Linux), também tem funcionado tranquilamente, apesar de persistir um erro que não nos permite acessar suas configurações por meio da GUI. Além disso, noto sempre que após algum tempo funcionando ele congela a GUI, apesar de continuar funcionando normalmente.

A antena plano terra funcionou muito bem, mesmo sendo um projeto provisório, visto que a utilizo na janela de casa, notei que depois de algum tempo, por precisar mudá-la de posição, ao remontar seus radiais, a antena perdeu bastante rendimento, criando buracos em alguns pontos onde antes eu recebia o sinal de aeronaves. Após refazê-la, obtive uma pequena melhora, apesar de ainda estar aquém à primeira. Mesmo assim, ainda consigo um bom rendimento ao SSE e ESE do meu local, conseguindo frequentemente receber aeronaves a mais de 400km de distância, nas outras posições, infelizmente tenho obstáculos que limitam.
Uma situação interessante na antena é que costumo receber algumas aeronaves a uma grande distancia em linha reta, ao se aproximar, perco a recepção por alguns minutos e depois retornam.

O Raspberry Pi2 com o dump1090 e o VRS só utiliza por volta de 10% de sua capacidade de processamento durante a atividade, em breve, pretendo adquirir um novo dongle com o R820T2 para ver se obtenho alguma melhora.



Att.
Thiago

Comentários

Postagens mais visitadas