Sines e Santa Cruz em Ondas Curtas

Olá pessoal,

Nesse domingo foi possível escutar algumas transmissões bem interessantes, apesar do forte ruído de origem elétrica que está me atrapalhando, principalmente após a mudança de posicionamento dos equipamentos no meu local de escuta, pois o receptor e o módulo da antena acabaram ficando próximos de um ponto da antena de TV e este por sua vez mostra-se um bom irradiador de interferências.

Voltando às escutas, pude ouvir por alguns instantes a Deutsche Welle transmitindo em 21780 kHz desde sua estação retransmissora de Sines, Portugal, no idioma francês dirigido à África, por volta das 17h20 UTC, com um sinal razoável.


O detalhe nessa escuta é que a estação retransmissora da ProFunk GmbH em Sines, Portugal deixará de transmitir em 1º de novembro de 2011, apesar dessa estação ser uma das mais modernas da Europa, inclusive também transmitindo a programação digital no formato DRM (Digital Radio Mondiale) da BBC/DW. Vale ressaltar também que a RDPi já encerrou as suas transmissões que eram emitidas dessa estação. Uma notícia muito triste, mostrando que nem a transmissão digital em DRM, conseguiu dar sobrevida às transmissões comerciais em ondas curtas.

Logo após, à noite, pude escutar uma emissora que normalmente chega com dificuldades aqui no meu QTH, trata-se da Radio Santa Cruz, da Bolivia em 6135 kHz.
A dificuldade da recepção dessa emissora é devido a Radio Aparecida também transmitir na mesma frequência e devido ao fato de estar mais próxima, costuma encobrir as emissões bolivianas. Porém a partir das 22h UTC, a Radio Aparecida atenua bastante seu sinal, liberando a chegada do sinal da Bolivia, mesmo com a presença do apito oriundo de sua portadora.
Neste domingo pude escutar a transmissão por volta das 22h UTC da Radio Santa Cruz, onde apresentavam uma partida de futebol, pela Copa Aerosur da Bolivia, entre os times Oriente Petrolero vs Blooming, como descrito por eles, um clássico local.
Eu comecei a gravação no início da partida, onde no seu decorrer apresentam por várias vezes a identificação da emissora, inclusive anunciando sua frequência em FM 92.3 MHz e AM 960 kHz. Também é possível escutar várias propagandas dos anunciantes locais. Infelizmente durante o momento da escuta não houve nenhum gol, para sentir a "alegria" dos narradores e do público.

Segue a gravação:


Desde já, muito obrigado pela visita e qualquer comentário será bem vindo,

73's!!

Comentários

Postagens mais visitadas