Recepcoes em DRM dos ultimos dias

Olá pessoal,

Ontem fiz uma pequena gravação da transmissão em DRM da Radio CVC La Voz, que agora está transmitindo em 17635 kHz, inclusive notei que a transmissão está começando mais cedo, por volta das 18h UTC já vejo o sinal. Apesar de um pouco forte não consigo decodificar muito, principalmente pelo ruído elevado nessa faixa de frequência durante o início da tarde.
Talvez se a CVC resolvesse transmitir em alguma frequência de 15 MHz, poderíamos ter resultados muito melhores.
A gravação foi feita por volta de 19h30 UTC e o sinal dessa emissora estava muito forte, superando facilmente o ruído, apesar de em poucos momentos haver um breve fading do sinal.


Outra gravação que pude fazer recentemente, no dia 26/mar/2011 às 05h10 UTC,  foi da Radio Exterior de España em DRM, transmitindo desde Noblejas na frequência 9780 kHz, dirigida para a América do Norte. Nesse caso, foi a primeira vez que o sinal da REE Noblejas foi possível ser decodificado, pois sempre chegava com intensidade insuficiente para decodificação.



Uma outra emissora, que tem sido facilmente recebida por aqui nos últimos dias, principalmente nesses que a propagação tem melhorado é a Radio New Zealand International, RNZI em DRM, normalmente em 17675 kHz, porém no dia 26/mar/2011, pude decodificá-la em 15675 kHz às 04h55 UTC com bom sinal, podendo inclusive gravar uma parte do áudio, apesar do mesmo sofrer com o fading, pela transmissão estar dirigida para o Pacífico Sul.
Infelizmente em DRM, quando há o fading do sinal, a relação sinal ruído (SNR) fica insuficiente para a decodificação e o áudio é cortado.
Segue o áudio da RNZI em DRM:



E um bônus. Enquanto eu escrevo esse post (03/apr/2011 23h10 UTC), estou escutando uma transmissão analógica da Voice of America em 12000 kHz, em espanhol, com uma programação musical com as 10 músicas mais populares dos Estados Unidos de acordo com a Revista Billboard. É interessante comparar a qualidade dessa transmissão analógica, com uma em DRM, como a da CVC La Voz, por exemplo. Ouça abaixo:


73's!!

Comentários

  1. Gostaria de convidar a todos a conhecer o portal do DRM no Brasil: www.drm-brasil.org

    ResponderExcluir
  2. Olá Ataliba,

    Muito obrigado pela visita, vou incluir o endereço do Portal DRM Brasil aos Links recomendados na barra lateral esquerda deste blog.

    73's!!
    Thiago

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas