[2010_10_02] New Zealand on DRM!

Olá pessoal,

Durante o fim da tarde de hoje, pude fazer umas tentativas e recepção em DRM. A partir das 19h30 UTC, comecei a monitorar os 17640 kHz da CVC, porém havia somente uma forte portadora, sem áudio. Depois parti para os 15 MHz, onde anteriormente pude receber a BBC/DW, porém sem nenhum sinal.
Ao mover um pouco mais adiante nas frequências, notei dois sinais DRM no FFT do Spectravue, um em 15715 kHz muito fraco e outro em 15750 kHz chegando razoavelmente bem.

Depois de alguns instantes escutando outras emissoras, voltei aos 15750 kHz e pude receber os dados da The Disco Palace, por volta das 20h UTC, transmitida desde Bonaire, nas Antilhas Holandesas e direcionada para os Estados Unidos.
Apesar de ter um bom sinal, a relação sinal/ruído (SNR) não permitia em momento algum a decodificação do sinal, sendo possível somente receber os dados da emissão.


Logo em seguida voltei para 15715 kHz e pude notar que o áudio da outra emissão em DRM estava muito melhor, por volta das 20h40 UTC, talvez pela grey line, recebi os dados da emissão e para minha surpresa, tratava-se da Radio New Zealand International RNZI! A partir daí o sinal cada vez ficava melhor, porém o SNR continuava baixo, não possibilitando a decodificação.

Após mexer nos cabos da antena, o ruído reduziu um pouco, aumentou significativamente o SNR e pude receber por alguns intantes o áudio em inglês, com o sotaque característico.



Eu espero solucionar em breve o detalhe do cabeamento e aterramento dos equipamentos, para reduzir o ruído de fundo e possibilitar uma nova tentativa de fazer um "DX Digital".

73's!!

Comentários

Postagens mais visitadas