[2010_07_13] Antenas de Ondas Curtas EBC (Radiobras)

Olá pessoal,

Segue um vídeo que fiz durante uma visita ao Parque Transmissor de Ondas Curtas/Médias da Empresa Brasil de Comunicação (ex-Radiobras) localizado na região do Parque do Rodeador, noroeste do Distrito Federal e que transmite atualmente a programação da Radio Nacional da Amazônia em 6185 e 11780 kHz, Rádio Senado em 5990 kHz e a Rádio Nacional de Brasília em 980 kHz no período noturno.

Em breve colocarei mais fotos e detalhes da visita.


Neste video estamos próximos da antena que opera em 6185 kHz, a qual não estava sendo utilizada naquele momento. No final do vídeo também é possível ver a antena de 11780 kHz que estava em funcionamento, transmitindo aproximadamente 150 kW.

UPDATE!




Neste vídeo é possível ver em primeiro plano a antena de 5990 kHz da Radio Senado e mais distante , a antena de 6185 kHz.

Algumas fotos da visita estão neste link:
Em caso da necessidade de utilizar qualquer foto em outro meio, por favor, faça a solicitação no campo de comentários do blog.


73's e obrigado pela visita!!

Comentários

  1. Thiago

    Se possível você poderia fazer um post com as estações AM/HF internacionais que podem ser escutadas em Brasília? Eu vi um post seu aonde você escutava uma rádio chinesa e gostaria de tentar escutar algumas rádios daqui, é possível?

    ResponderExcluir
  2. Não é possível listar. O interessante é você ter um tempo disponível, ir para um lugar mais tranquilo e vasculhar as frequências.

    Durante a noite nas Ondas Médias há a invasão de dezendas de emissoras de MG, SP, RJ no dial. A recepção de emissoras estrangeiras é basicamente de Sul americanas, porém em algumas épocas é possível ouvir Norte americanas, Africanas e até Européias. Depende muito da época do ano.

    Quanto às Ondas Curtas, a grande maioria das emissoras captadas são estrangeiras.

    Mas o que vai depender muito para a sua recepção de emissoras distantes é seu equipamento (receptor e antena). Outro detalhe importante é o local, pois há a possibilidade de receber ruídos elétricos caso seja feita em local próximo de equipamentos mal instalados ou com problemas, muito comuns nas cidades.

    Fique a vontade para perguntar e apresentar as escutas que efetuar.

    73's!
    Thiago

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos videos muito bom ,um detalhe para quem mora em Apto.existe alguma antena para rádio receptor para melhorar sinal? Obrigado.

    Blog : http://qsldobrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Caramba, eu não fazia ideia que a Radiobras (agora EBC) tinha um conjunto de antenas tão grandes... !! O que eu não entendo é como assim "enviamos para África e cone sul da América do Sul"... Ora, então é possível "direcionar" a propagação da onda?!? Após emitida a onda, qualquer um em qualquer lugar pode captar, não?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João,
      Realmente é impressionante o tamanho dessas antenas. No período de governo militar, época em que foram construídas, a comunicação governamental à população era assunto de grande importância estratégica. Essas antenas possuem toda uma estrutura para funcionarem mesmo em situações de calamidade, apesar que de alguns anos pra cá, os governos não investiram na EBC o que deveria, sendo priorizada a comunicação via internet às ondas curtas. Quanto ao direcionamento, ela emite sua transmissão para todos os lados, porém nos lados que ela fica direcionada, o sinal alcança a melhor performance, chegando mais longe.
      73!
      Thiago

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas