[2010_05_13] New Equipments! SDR-IQ!


Olá pessoal,

Tive que dar uma parada nos últimos dias porque fiz uma mudança muito importante para a minha prática da radioescuta. Troquei de equipamentos!

Desde 2005, pouco depois de criar esse blog, adquiri um Degen DE1103, que me acompanhou por vários lugares desde viagens ao exterior, a acampamentos no interior do Goiás, Tocantins e Pará, onde me propiciou escutas impressionantes, mas com o tempo ele foi mostrando suas limitações.

O Degen DE1103 é um excelente equipamento para escutas sem compromisso, para ouvir emissoras de broadcasting e especialmente FM, com uma qualidade de áudio espetacular!

Mas o meu segmento favorito, como podem acompanhar aqui no blog, são as escutas utilitárias, principalmente aviação. E o SSB do Degen, sempre me propiciou surpresas, pois ele nunca fica na mesma sintonia. Basta a temperatura mudar, no entardecer ou na madrugada quando esfria, e noto o áudio ficando diferente. Da mesma forma no amanhecer, como em um dia que estive monitorando HFDL de aeronaves sobre a China e enquanto permaneci na escuta, o Sol aparecia e o clima esquentava, o SSB estava mudando de frequência tão rapidamente que eu tinha que ajustá-lo a cada 5 minutos praticamente.

Essa falta de estabilidade mostrou que eu precisava de um equipamento mais robusto e moderno, onde depois de vários conselhos do amigo Gustavo Maia, acabei adquirindo um RFSpace SDR-IQ.

O SDR-IQ me impressionou muito, porém ainda estou num estágio bem inicial. Nesse momento tenho sofrido bastante com o elevado nível de ruído que parte do meu notebook para o equipamento através do fio USB. Algo que no Degen eu não tinha, por ele estar ligado indiretamente ao computador através de um pequeno transmissor FM e que me permitia ouvir Ondas Tropicais, fazer excelentes DX com emissoras no "fundo do poço" ou ouvir a faixa de 8 MHz confortavelmente. Algo que ainda não sei se será possível no SDR-IQ.

Para solucionar esse problema de ruído, eu já encomendei alguns toróides de ferrite, para colocar no cabo USB, mesmo assim não sei se será a solução final.

Quanto a antena, estou usando uma Stoner Dymek DA100E ativa, que até o momento tem se mostrado um excelente equipamento.

Se algum visitante tiver dicas de como enfrentar o ruído da porta USB do computador (high noise floor), ficarei extremamente grato. Se alguém tiver dúvidas, fiquem a vontade para comentar aqui no blog.

Para ilustrar, segue um áudio da transmissão da RDP Internacional de Portugal em 12020 kHz gravado no dia 10 de maio de 2010 aproximadamente às 2315 UTC:



Em breve virão alguns experimentos, inclusive com o DRM - Digital Radio Mondiale, que após um breve contato, achei impressionante!

No mais, apesar de já agradecer pessoalmente, fica exposto aqui meus sinceros agradecimentos ao amigo Gustavo Maia, que se dispôs a vir de Goiânia, para me ajudar na montagem do equipamento e às dicas do amigo Ivan Dias.

73's a todos!!

Comentários

  1. Caro Amigo,

    Parabéns por sua aquisição.
    Estou na torcida para que possa vencer seus ruidos.

    Abraços,

    George Cunha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas