[2010_04_21] HFDL - flights back to normal

Olá pessoal,

Mais um monitoramento do HFDL nesta quarta feira, aniversário de Brasília, aproveitando o feriado. A escuta começou por volta das 2200 e foi até as 0251 UTC, onde sintonizei na frequência 8977 kHz de Reykjavik, Iceland, que estava com um enorme tráfego de aeronaves logadas, mostrando que finalmente o tráfego de aeronaves no Atlântico Norte voltou ao normal, após a erupção do vulcão Eyjafjallajokull.
Depois de algum tempo o sinal de Reykjavik começou a degradar e passei a monitorar outras frequências, principalmente as de Shannon, Ireland, que muitas aeronaves já monitoradas começaram a logar.

Segue o mapa:


Merece destaque a recepção da aeronave da Avianca Brasil, PR-AVB que um pouco mais cedo esteve aqui em Brasília (BSB) e pude fotografá-la, ela dispõe de Datalink HFDL e no momento da recepção da aeronave estava próxima de Porto Alegre, Brazil (POA) e logada em Shannon, Ireland em 8843 kHz.

Segue uma foto desta aeronave pela primeira vez visitando Brasília:



73's e muito obrigado pela visita!!!

Comentários

  1. Olá amigo...em que frequencias vc tem escutado , o acc atlantico e o acc recife...to tentando aqui de sampa e não ouço nada...tks...

    ResponderExcluir
  2. Olá Bustani,
    Atlântico escuto em 6649 kHz no período noturno. Não é muito fácil escutá-los por aqui devido as antenas estarem direcionadas ao oceano.
    o ACC Recife nunca escutei, pelo menos em VHF.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Thiago,

    Estou querendo montar uma estação HFDL, mas tenho muitas duvidas, comprei ha algum tempo atras o software airnav suite 4 para montar uma estação de ACARS em VHF (131.550) porem nao funcionou direito, vc poderia me ajudar ?????

    Se puder me auxiliar comunique-se por -emil.

    glauco.poltronieri@gmail.com

    Desde ja agradeço sua atenção.

    Abraços

    Glauco - PU2VOR

    ResponderExcluir
  4. O TIAGO DESTE SDR TEM AQUI NO BRASIL TENHO O DE SOROCABA MAIS SO PEGA OS RADIS AMADORES NUM PEGA RADIO .DSTE DO VIDIO NUM ACHEI VC TEM O LINK MANDA PRA MIM
    antonio.carlos.rdrigues@hotmail.com
    des de ja agrasesso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas