[2009_10_12] Boa propagação para a Asia

Olá pessoal,

Após ouvir HF durante toda a madrugada do dia 12/outubro/2009, em conjunto com o Gustavo Maia de Goiânia-GO, foi possível efetuar várias escutas interessantes. Em princípio, eu notei que naquela noite havia uma abertura muito boa de propagação para o Pacífico/Asia, onde num primeiro momento pude escutar a AFRTS American Forces Radio and Television Service transmitindo em 13362 kHz USB desde Guam, sendo recebido aqui em Brasília com um sinal muito bom que aproveitei pra gravar alguns minutos da programação que foi ouvida das 0613 a 0630 UTC:



Logo depois o Gustavo me informou que estava recebendo em 8703 kHz uma transmissão que da Japane Slot Machine ou , que acreditam ser tons de sincronia para transmissões da Marinha Japonesa. A recepção desses sinais, é um forte indicativo de abertura da propagação para a Asia.
Segue uma breve gravação da Japan Slot Machine, recebida por aqui por volta das 0725 UTC:



Depois de verificar que a propagação estava aberta para a Asia, resolvi mudar para o HFDL e ver o que chegava.

Primeiro sintonizei na estação de solo de Auckland, NZ, que chegava com bom sinal, inclusive dos uplinks e squitter, como a propagação estava muito boa para aquele lado, várias aeronaves sobre a América do Sul também logaram nessa estação, porém uma aeronave de fora bem interessante também estava lá, o A6-EDD, que é um Airbus A380 na rota de Sydney para Dubai.

[MPDU 07:51:00 AIR 3D SLOT 11 300 BPS ]
[LPDU UNNUMBERED ACKED DATA FM AIR 3D TO GND]
HACARS mode: 2 Aircraft reg: .A6-EDD
Message label: Q0 Block id: 5 Msg. no: S56A Flight id: EK0413
Message content:-

----------------------------------------------------------[12/10/2009 04:51]

Apesar de ouvir outras transmissões de aeronaves, o sinal delas chegava fraco, impossbilitando a decodificação.

Logo após sintonizei a estação de solo de Guam em 11288 kHz, aproximadamente as 0800 UTC e que fiquei recebendo vários reportes de posição de aeronaves chinesas e logo depois, várias aeronaves que estavam logadas em Auckland. Foi possível receber aproximadamente 47 aeronaves que estavam sobre a Asia e Pacífico e a escuta continuou mesmo após ter amanhecido aqui, ajudado pela greyline, porém a partir das 1000 UTC o sinal começou a degradar.

Seguem os mapas, clique sobre eles para ver a imagem em maior resolução:

Primeiramente o mapa da recepção dos vôos sobre a América do Sul, sendo que a maioria foi recebido pela estação de solo de Auckland e alguns deles logo depois logaram em Guam e continuaram a ser monitorados:





Este é um mapa da costa leste da China, com um grande tráfego logado na estação de solo de Guam, sendo que essas foram somente as aeronaves que possuem o HFDL, aproximadamente 47 vôos monitorados:




E essa é uma visão geral do mapa com as aeronaves recebidas:




Todas as escutas foram efetuadas através do Degen DE1103 com sua antena telescópica e ligado ao computador através de um transmissor de FM.
73's!

Comentários

  1. Olá amigo, seria legal se vc tivesse um twitter e postasse em real time as escutas e frequencias e tal, como faz o Renato do Amantes do radio.Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas