[2009_10_11] Shortwaves on the road!

Olá pessoal,

Hoje precisei ir no aeroporto pra fotografar um Antonov An-124 que encontra-se em Brasília, no caminho resolvi colocar nas ondas curtas e ver o que chegava.
Como tinha novamente surgido o assunto sobre aparelhos de som automotivo com ondas curtas na lista Radioescutas, resolvi fazer uns vídeos, para o pessoal ter uma idéia de como é a recepção.

Na ida consegui gravar uma parte de um programa do serviço africano da BBC em 15400 kHz, transmitido desde Ascencion Islands. O sinal estava um pouco fraco, porém inteligível. Nota-se o ruído do alternador do carro na recepção e vale ressaltar que o volume do som estava próximo ao máximo, pois esse aparelho tem uma certa atenuação em ondas curtas.




Na volta, eu coloquei na frequência 13700 kHz com a transmissão da Radio Internacional da China, com o serviço em espanhol para a América do Sul, transmitido desde Sackville, Canada.
Nota-se que o sinal está muito forte, em alguns momentos deixando o ruído do alternador imperceptível.





As gravações foram feitas usando o Sony CDX-GT670US próximas ao Núcleo Bandeirante e ao Aeroporto Intl. de Brasília. Os horários da escuta é possível ver no relógio digital do carro, lembrando que em Brasília é UTC -3. As gravações em movimento só foram feitas, pois o trânsito encontrava-se muito calmo.

73's!!

Comentários

  1. Olá Thiago! Sou de BSB também e gostaria de saber onde posso comprar um Sony destes para automóvel. Será que tem lá na feirinha? Obrigado desde já. JMMatos.

    ResponderExcluir
  2. Olá JMMatos,

    Eu comprei esse aparelho lá na Feira do Paraguai próxima ao CEASA em agosto/2009, inclusive era muito fácil encontrá-lo por lá, bastava perguntar sobre o Sony com entrada USB que eles já mostravam. São 2 modelos disponíveis o CDX-GT470US e o CDX-GT670US (o que eu tenho). A diferença entre eles é apenas estética.

    Recomendo também que procure uma boa antena para o carro, no meu uso somente a de teto e os resultados não são muito bons, pois só ouço bem as emissoras com sinal forte.

    73's!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas