[2008_12_03] 8855 kHz Controles Sulamericanos
Olá pessoal,
Na madrugada do dia 03/DEC/2008, foi possível efetuar uma breve escuta de uns controles bem interessantes, fui surpreendido na frequência 8855 kHz quando ouvi o Controle Rochambeau (Cayenne) chamando o vôo Air France 401 em francês, procedente de Santiago do Chile (SCL), indo para Paris (CDG).
No momento da escuta o AF401 foi informado o nível de vôo 350 (FL350 ou 35000 pés) e logo depois foi solicitado que a aeronave chamasse Dakar em 6535 kHz.
O código selcal dessa aeronave é DJ-BM, o prefixo é F-GSPV, um Boeing 777-200ER.
Segue uma gravação dessa escuta:
Clique Aqui
Logo depois às 02:36Z ouvi uma aeronave chamando em português o Controle Amazônico também em 8855 kHz, tratava-se do Varig RG8699 que faz Bogotá (BOG)-Guarulhos(GRU)-Rio de Janeiro(GIG), o mesmo tinha passado a posição ABIDE aos 0236, mantendo o nível de vôo 410 (FL410), estimando CLODI aos 0306 e a proxima posição seria BUMBA.
Após efetuar o teste do selcal da aeronave AS-LR, a aeronave conseguiu contato com o Centro Amazônico em VHF em 133.900 MHz e continuou sua viagem.
Infelizmente não há nenhuma informação de aeronave 737NG com o código Selcal AS-LR disponível na internet.
Alguém poderia informar qual o prefixo da aeronave que está utilizando esse código?
Segue também uma gravação da escuta desse vôo:
Clique aqui
73's!!!
Na madrugada do dia 03/DEC/2008, foi possível efetuar uma breve escuta de uns controles bem interessantes, fui surpreendido na frequência 8855 kHz quando ouvi o Controle Rochambeau (Cayenne) chamando o vôo Air France 401 em francês, procedente de Santiago do Chile (SCL), indo para Paris (CDG).
No momento da escuta o AF401 foi informado o nível de vôo 350 (FL350 ou 35000 pés) e logo depois foi solicitado que a aeronave chamasse Dakar em 6535 kHz.
O código selcal dessa aeronave é DJ-BM, o prefixo é F-GSPV, um Boeing 777-200ER.
Segue uma gravação dessa escuta:
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Logo depois às 02:36Z ouvi uma aeronave chamando em português o Controle Amazônico também em 8855 kHz, tratava-se do Varig RG8699 que faz Bogotá (BOG)-Guarulhos(GRU)-Rio de Janeiro(GIG), o mesmo tinha passado a posição ABIDE aos 0236, mantendo o nível de vôo 410 (FL410), estimando CLODI aos 0306 e a proxima posição seria BUMBA.
Após efetuar o teste do selcal da aeronave AS-LR, a aeronave conseguiu contato com o Centro Amazônico em VHF em 133.900 MHz e continuou sua viagem.
Infelizmente não há nenhuma informação de aeronave 737NG com o código Selcal AS-LR disponível na internet.
Alguém poderia informar qual o prefixo da aeronave que está utilizando esse código?
Segue também uma gravação da escuta desse vôo:
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73's!!!
OLÁ THIAGO, SÃO 00:38HS DE BRASILIA DE 17/05/2009 PASSEI PELO SEU BLOG
ResponderExcluirE LI AS MATERIAS REFERENTE A ESCUTAS DE AVIÃO, INTERESSEI PELA PARTE DE
HFDL COLOQUEI EM 6649 KHZ USB, ESTOU OUVINDO VARIAS TRANSMISSÕES EM INGLES
COM O TEM DO SELCAL, ACHEI MUITO INTERESSANTE
COMO FAÇO PARA CONSEGUIR O DECODIFICADOR DO SELCAL
73
EDMAR BRASSALOTI BERGAMINI
PY2EDM
GG49VR
Olá Edmar,
ResponderExcluirO programa mais recomendado pra decodificar os tons do Selcal é o AirNav Selcal Decoder, porém ele é pago. Acredito que haja outras opções free, apesar de ser raro encontrar. Um site interessante é o www.selcalweb.co.uk que permite você saber de qual aeronave é o código Selcal. Vale ressaltar que os pilotos normalmente passam o código pro controle logo após serem encaminhados para aquele setor, eu acho que é a maneira mais fácil de conseguir os códigos. :)
73's e obrigado pela atenção!