[2008_09_06] Log OM Norte-Americana!

Olá pessoal,

Esta madrugada, após tentar verificar as ondas curtas e ondas tropicais, constatei que estava um pouco ruidosa, talvez pelo clima seco daqui do cento-oeste. Resolvi ir para as OM, logo verifiquei a frequencia da Radio Continental de Bs. As., a qual tinha uma música tocando com sinal quase local, logo pensei que deveriam ter colocado uma nova rádio no lugar, mas quando terminou a música e o narrador começou a falar em espanhol, eu nem acreditei que fosse a Argentina chegando naquela intensidade! Comecei logo a gravar, mas não durou muito após uns 5 minutos depois ela começou a enfraquecer, talvez o meu gravador não traga boa sorte hehehehe
Logo após essa escuta, fui tentar ouvir alguma coisa mais distante, fui para a frequencia 1512 e fiquei tentando pegar pelo menos a portadora dos árabes, porém eu notei que tinha uma tx em inglês chegando bem forte e eu até pensei em ser alguma rádio brasileira transmitindo alguma coisa em inglês, porém eu fiquei escutando e ouço a identificação, 15-10 WLAC. E eu logo deduzi, Estados Unidos! Depois disso fiquei escutando, mandei um sms pra um amigo do Goiás, pra saber de qual cidade era essa rádio e pra ele tentar sintonizá-la também. Continuei a recebê-la por aproximadamente 1 hora, com um sinal muito bom, sendo possível entender perfeitamente e com pouco fading, o qual era bem longo em alguns momentos. Segue o log:


ARGENTINA
590 06/09 0434 R. Continental, Buenos Aires, mx. intl, advs., px. "Sonidos de la noche", id, SS, 44444 (ThiagoPM, Brasília-DF) CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR

ESTADOS UNIDOS
1510 06/09 0502 WLAC, Nashville, Tennessee, entrevista, talks abt weather, forecasts, OM, advs, id "You're listening to the News Radio 1510 WLAC", EE, 33433. (ThiagoPM, Brasília-DF)
CLIQUE AQUI PARA ESCUTAR A IDENTIFICAÇÃO DA EMISSORA ÀS 05:11

Segue um mapa que mostra melhor a distância que os sinais dessas escutas percorreram:

Image Hosted by ImageShack.us

From
To
Initial
Heading

Distance
BSB (15°52'16"S 47°55'07"W) BNA (36°07'28"N 86°40'41"W) 325°(NW) 7053 km
BSB (15°52'16"S 47°55'07"W) AEP (34°33'33"S 58°24'56"W) 204°(SW) 2321 km


Escutas efetuadas com o Degen DE1103, somente com o ferrite interno.

Espero que os colegas também possam aproveitar desse período de propagação. Fica aí a dica!

73's!

Comentários

Postagens mais visitadas