Raspberry Pi e ADSB funcionando

Continuando com os trabalhos de montar um receptor de mensagens Modo S e ADSB em um Raspberry Pi, não esperei receber o módulo wifi, nem o case (que ainda não chegaram). Sendo assim, resolvi colocá-lo para funcionar "pelado" e conectado à internet por cabo mesmo.

No post anterior já tinha comentado que montei o sistema operacional Raspbian Wheezy em um cartão de memória micro SD de 4Gb, que era de uma câmera digital. Para a fonte, após tentar usar um carregador de celular genérico e ele não aguentar o Raspberry com o dongle no USB, encontrei um carregador de iphone em uma gaveta e não é que ele aguentou tranquilamente?! O carregador tem saída de 1A e suportou o Raspberry, o dongle, teclado, mouse e o HDMI. Após conseguir energizar o Pi, finalmente pude vê-lo em funcionamento, inclusive com sua GUI, após configurá-lo para acessar dessa forma pelo sudo raspi-config.
 


Depois, o objetivo foi colocar o dongle para funcionar. Graças as orientações contidas nos sites que coloquei em referência no post anterior, instalei o driver do RTL-SDR e o dump1090.

Não é tão difícil colocar o dump1090 para funcionar, um probleminha que tive e já previsto no site do David Taylor (http://www.satsignal.eu/raspberry-pi/dump1090.html) é que ao atualizar o Raspbian, ele já instala no sistema os drivers para recepção do DVB europeu, que na seção "Dump1090 fails after Linux upgrade" explica como contornar tal detalhe.

Tudo configurado, é iniciar o dump 1090 observando os parâmetros:
  • visualização compacta dos dados na tela "--interactive"
  • transmissão dos dados para a rede "--net"
  • cadência na transmissão dos dados pela rede"--net-ro-size 500", "--net-ro-rate 5", "--net-buffer 5"
  • formato "--net-beast"
  • e ganho "--gain -10" onde tal valor refere-se ao ganho automático.
Tais dados são muito importantes para o uso e logo em seguida inicio o Virtual Radar Server (www.virtualradarserver.co.uk) no meu netbook, conectado na mesma rede via Wi-Fi, configurando para ele receber os dados pela porta 30005 e após dar OK, ele imediatamente acusa o recebimento das mensagens.

Tudo funcionando, fui buscar uma forma de substituir a antena original do dongle, que até então usava e após recomendação do meu amigo GustavoBM, vi que com alguns metros de cabo coaxial de TV poderia montar uma boa antena. Resolvi montar uma Coaxial Colinear de 8 elementos, a qual mostrou um excelente desempenho, podendo receber mensagens de aeronaves a mais de 400km  da minha localização.

Com essa antena, vi que um dos parâmetros que antes usava no dump1090, o "--enable-agc"atrapalhava a recepção de aeronaves próximas. Ao parar de usar esse parâmetro, pude receber dados de aeronaves que sobrevoavam a minha localização além de não comprometer o alcance máximo.

Dias depois, fiquei curioso em montar uma antena Plano Terra para 1090 MHz que vi pelos fóruns na internet. Após montá-la, usando somente o restante do cabo coaxial de TV que já havia construído a antena anterior novamente me surpreendi, obtive o mesmo alcance, porém com uma antena bem mais compacta e muito mais fácil de colocar na janela.
Alguns dias depois de ter o Raspberry Pi funcionando como receptor e enviando os dados para o banco de dados gerenciado pelo VRS no meu netbook, resolvi colocar o VRS e o banco de dados para funcionar no próprio Raspberry Pi, podendo assim desligar o netbook e mesmo assim ter o "radar" no netbook e no celular. Mas isso vou explicar num tópico posterior.

Abraços.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas