ADS-B com o Virtual Radar Server

Dando continuidade ao uso do dongle RTL2832U para receber sinais ADS-B, nos últimos dias, com a ajuda do Gustavo Maia, comecei a utilizar o Virtual Radar Server para plotar os voos em um mapa do Google, programa free, dispõe de funções muito interessantes, apresentando os dados em uma interface bastante customizável, possibilidade fazer logs e ainda poder montar um servidor do radar, que pode ser utilizado por várias pessoas, inclusive com versão móvel para os navegadores de telefone celular!

Segue uma screen:

No mapa acima, é possível ver uma área mais escura, que trata-se de uma função muito interessante do Virtual Radar Server, que registra o alcance da minha antena, tendo como base a constância no recebimento do sinal das aeronaves que são captadas. 
Observando isso, nota que aqui no meu QTH, tenho obtido bons resultados em voos que seguem para o N, NE e S, alcançando por vezes até 240 km, entretanto em direção ao W e SW, não possuo praticamente nenhuma recepção de sinais.
Notei que por haver vários prédios ao redor do meu local de recepção, acaba por degradar bastante o sinal, mesmo nas direções que possuo visibilidade, devido as aeronaves aproximarem-se do limite do meu horizonte.
No caso da recepção no extremo S, que aparece na figura, tratou-se de uma aeronave voando no FL450, muito alto e por alguns instantes pude recebê-la, porém já recebi várias aeronaves até bloquearem a cidade de Cristalina-GO, localizada a SE.

73!!
Thiago

Comentários

Postagens mais visitadas