[2010_02_05] Escutas da semana: Controles Aeronáuticos

Olá pessoal,

Na última semana, apesar de não ter muito tempo disponível para as escutas, consegui separar algumas horas para monitorar as faixas aeronáuticas das Ondas Curtas.
Apesar de ter uma boa propagação e baixo nível de ruído atmosférico, com o SDR-IQ tenho que trabalhar bastante contra o ruído causado pelo computador e sua ligação entre eles. Ainda mais porque ele possui um nível de ruído (noise floor) elevado, o que para as escutas de emissoras utilitárias, é bastante desagradável, pois o ruído além de ser mais incômodo, facilmente se sobrepõe aos sinais mais fracos.
Para tentar resolver esse problema, estou aguardando a chegada de um cabo USB blindado para ligar o SDR-IQ ao notebook, tendo em vista que noto variações do nível de ruído no waterfall do Spectravue, simplesmente ao mudar o atual cabo (original) de posição, mesmo com alguns ferrites colados ao seu redor.
Ainda sinto falta de fazer as escutas de controles aeronáuticos no meu velho Degen DE1103, com sua antena telescópica, o que permitia um nível de ruído muito baixo. Infelizmente ele não podia chegar perto de computadores.

Apesar do ruído e com uma propagação muito boa, pude captar no primeiro dia de fevereiro o Johannesburg Oceanic Control em 6535 kHz, que normalmente chega aqui em Brasília com um sinal muito forte, como nessa comunicação com o vôo da South African Airways, "Springbok 223":


No dia 03 de fevereiro, pude escutar novamente com bom sinal outros controles menos ouvidos por aqui, principalmente em 5 MHz que estava com uma propagação muito boa, apesar de haver fading, porém o melhor foi o nível de ruído atmosférico muito baixo!
Segue abaixo:

Gander Oceanic Control em 5649 kHz, vale ressaltar que Gander também estava chegando muito bem na frequência 5616 kHz:

E um breve movimento na frequência 6577 kHz, com o Piarco ACC, da ilha de Trinidad, no Caribe, coordenando o vôo da Iberia IB6586 que faz a rota Bogota-Madrid e que nesse dia foi operado pela aeronave EC-LHM, Selcal AS-GL.

http://www.ipernity.com/doc/thpm/9973888

Quem tiver alguma dica sobre como conter o ruído no SDR-IQ, fique à vontade para deixar um comentário.
Obrigado pela visita,
73's!!

Comentários

  1. Thiago,

    Algumas soluções que eu uso:

    1 - Enrolar o cabo em ferrite ajuda;

    2 - Aterramento;

    3 - Uso de bateria tanto para alimentar o note como a antena ativa. Caso prefira alimentar a antena ativa com CA, usar um bom filtro de linha;

    4 - Fazer um choke com o cabo da antena. Tenho o esquema de um em casa e mando depois para você. Estou no trabalho, hi;

    5 - Um faseador é um investimento altamente desejável. Em breve espero poder fazer testes com um modelo da DX Engineering que é conhecido como "top" do gênero.

    Espero ter ajudado em algo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas