[2011_01_02] Escutas do fim de semana

Olá pessoal,

Muita chuva durante o ano novo e com o feriado aproveitei para efetuar algumas escutas, sendo que no domingo 02/jan/2011, eu pude dedicar mais tempo, além da propagação estar bem melhor.

Logo no início do feriado pude ouvir no dia 31/dez/2010 a última transmissão da Radio Slovakia Internacional em Ondas Curtas, com o serviço em Espanhol na frequência 11610 kHz. Apesar de estar chegando com um sinal fraco e sofrendo uma leve interferência da DW em 11605 kHz transmitindo de Kigali, Rwanda para a Oceania, neste último programa eles abordaram bastante o encerramento do serviço de ondas curtas, inclusive mostrando o descontentamento da emissora, tendo em vista que partiu de uma decisão da classe política. Porém graças a um acordo com a WRMI, Radio Miami Intl., um programa da Radio Slovakia será transmitido diariamente em espanhol para as Américas em 9955 kHz das 0330 às 0400 UTC.

No domingo 02/jan/2011, logo ao ligar o rádio às 1820UTC, pude escutar a Radio Transmundial, apresentando o programa Amigos do Radio apresentado pelo Célio Romais e o segmento Atividade DX no Ar, apresentado pelo Sr. Ulysses Galletti e que explicou sobre propriedades da propagação das ondas de rádio, sendo abordado neste programa a MUF (Maximum Usable Frequency). Segue uma gravação da recepção, que é bastante interessante:


Também pude ouvir depois de algum tempo a Radio Daqui (ex-Radio Anhanguera), transmitindo de Goiânia-GO na frequência 6080 kHz, com um bom sinal, mas com a qualidade do áudio bastante ruim, sendo que na frequência 4915 kHz podemos encontrar uma qualidade de áudio mais aceitável, porém essa frequência dificilmente chega aqui em Brasília durante a manhã e início da tarde.
Segue uma gravação que fiz da frequência 6080 kHz, por volta das 1908UTC:

 

E já durante o anoitecer, por volta das 2045 UTC, pude escutar uma emissão especial de ano novo da Radio Canada Internacional, em português para o Brasil, na frequência 17765 kHz, contendo uma seleção de músicas canadenses com o tema de inverno e festas de fim de ano.
Eu fiquei impressionado com a excelente qualidade das canções apresentadas, além disso o sinal da emissora estava chegando muito forte, sempre mantendo S9+10, porém a partir das 2130 o sinal começou a ficar um pouco menos intenso.
Eu resolvi gravar uma parte dessa emissão para que pudessem ter uma idéia das músicas apresentadas, a princípio era para ser somente uma breve parte, porém as locutoras, Gilda Salomone e Cristiane Hirata  explicando sobre os costumes canadenses com bastante simpatia, anunciavam novas músicas de ótima qualidade e por isso, acabei gravando quase 1 hora da recepção aqui em Brasília-DF. Vale muito a pena acompanhar:



Mais um final de semana, onde passei mais tempo ouvindo as ondas curtas que assistindo TV.

Desde já, muito obrigado pela visita, 73's!!

Comentários

Postagens mais visitadas