[2010_10_03] CVC La Voz em DRM

Olá Pessoal,

Aproveitei o tempo livre hoje 03 de outubro, dia de eleições, para novamente tentar receber algumas emissoras em DRM (Digital Radio Mondiale).
Minha primeira tentativa foi na Radio CVC La Voz em 17640 kHz, por volta das 1920 UTC, a qual logo ao sintonizar na frequência, o DReaM rapidamente decodificou o áudio. O sinal estava muito bom, estável, porém com fading ocasionais.
No momento do fading, aparece uma característica negativa das transmissões digitais, a interrupção. Em uma transmissão analógica, ouviríamos o ruído de fundo sobrepor o áudio brevemente, porém na digital, simplesmente a transmissão de dados é interrompida e o áudio fica mudo.
A transmissão da CVC, apesar de ser em espanhol, é direcionada ao Brasil e mesmo assim, sofre com a propagação, que apesar de não estar perfeita, estava muito boa hoje.
Após a escuta da CVC, ainda tentei receber a The Disco Palace em 15750 kHz, a RNZI em 15715 kHz e a AIR Khampur em 9950 kHz, porém nenhuma delas pude receber o áudio, somente as informações sobre a transmissão, devido o sinal não estar chegando aqui em intensidade suficiente, que vale ressaltar, nenhuma delas é destinada à América do Sul.

Ouça uma gravação de parte da escuta da Rádio CVC La Voz, incluindo as pequenas interrupções causadas pelo fading do sinal:


E segue uma imagem do FFT do SpectraVue, mostrando uma interrupção do áudio no momento de fading.

O equipamento utilizado foi o atual, SDR-IQ e a antena ativa Stoner Dymek DA100E.

73's e obrigado pela visita!!
ThiagoPM (Brasília-DF, Brasil)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas