[2010_03_28] HFDL Monitoring

Olá pessoal,

Depois de escutar a Magadan Radio em 11390 kHz, foi hora de receber uns position reports em HFDL, monitorando após as 0015 até 0335 UTC, onde foi possível receber somente aeronaves na região Norte, principalmente as que estavam cruzando o Oceano Atlântico em direção à Europa.

Segue o mapa com a relação de Estações monitoradas:



73's!!

Comentários

  1. Thiago muito legal seu site. Sou apaixonado pela radio escuta mas não tinhas as frequencias HF aéreas e não conhecia o HFDL. Vou tentar ouvir algo aqui, mas SP é muito dificil de ouvir algo, só interferências.
    Uso um HT Kenwood, mas encomendei o DEGEN 1103 que dizem ser muito melhor para recepção, então não vejo a hora de chegar.
    Gostaria de lhe fazer uma pergunta. Todas as frequencias Aéreas em HF São USB ou tem algo em LSB?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala Gabriel,

    Muito obrigado por acompanhar o meu blog. Fico muito feliz em receber comentários e saber que há mais pessoas interessadas no HF, principalmente nas frequências aeronáuticas. Então, todas as transmissões aéreas são em USB. O LSB é usado somente por alguns radioamadores.
    A grande maioria das transmissões utilitárias são em modo USB.

    73's!
    Thiago

    ResponderExcluir
  3. Thiago, estou acompanhando sim, também fico feliz em saber que tem mais pessoas com o mesmo interesse que o meu. Aqui em casa ficam me chamando de "louco" por ficar com rádios tentando ouvir conversas, sendo que para a maioria das pessoas, rádio é coisa do passado.
    Obrigado pela explicação do USB, vou aguardar chegar meu DEGEN e tentar ouvir bastante, mas aqui em SP já sei que será uma luta.
    Qual o tamanho da longwire que você usa?
    Aproveitando, não sei se conhece, mas tem um site que dá para ouvir umas cominicações em HF ao vivo. Eu acho que perde a graça, o legal é conseguir ouvir por conta própria, mas é legal para saber o que acontece:
    http://www.liveatc.net/feedindex.php?type=hf

    Continua postando suas recepções pois estarei aqui acompanhando!

    Forte 73!

    Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Gabriel,
    A um tempo atrás eu utilizava a longwire que vinha com o Degen. Ela tem uns 7 metros, era muito boa, porém em 2008 eu mudei pra um apartamento e desde então minhas escutas são todas só com a telescópica do próprio aparelho, inclusive a deste post.

    Vale ressaltar que eu tive em 2008 uma antena ativa Degen DE31, porém esqueci ela na varanda do apartamento e pegou uma chuva. Depois disso não funcionou mais. A partir daí foi só com a telescópica.

    73's!
    Thiago

    ResponderExcluir
  5. Grande Thiago,

    Fiquei babando no seu site...risos
    Sou radioamador desde 1991 e ja montei uma estação de ACARS, porem nao consegui receber muita coisa na frequencia de 131.550 mhs, porem comprei o Airnav Suite 4 e estou louco de vontade de montar uma HFDL, porem tenho muitas duvidas, como vc faz para colocar as aeronaves nos mapas ??? que software vc utiliza pra isso ???
    Baixei o PC-HFDL, daria para sincroniza-lo juntamente com o Airnav Suite ????
    Por favor se puder me ajudar eu agradeço muito.

    Abraços

    Glauco - PU2VOR

    ResponderExcluir
  6. Esqueci...segue meus e-mail´s
    glauco.poltronieri@gmail.com
    pu2vor@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas